Guriri – A Ilha do Amor.
Há, ainda, uma unidade do Projeto Tamar, de proteção às tartarugas, aberta à visitação. Durante a primavera são coletados os ovos de 104 ninhos identificados na ilha. As tartarugas gigantes marinhas, ou carebas, põem seus ovos sempre no mesmo lugar e chegam a viver centenas de anos, algumas atingindo mais de 200 Kg. São cerca de 50-60 ovos em cada postura. Os ovos são coletados por Carebeiros, pessoas nativas do lugar, que os entregam na estação onde existe um cercado para incubar os ovos longe de predadores. Quando os ovos eclodem no verão, as tartaruguinhas são transportadas até a beira mar por estagiários, onde são soltas. Não há horário marcado para elas saírem dos ninhos e os estagiários tem de fazer turno durante as 24 horas do dia.
Existem algumas fazendas de gado na ilha, plantações de coco e o subsolo contém petróleo e gás; há bombas de óleo espalhadas por toda a parte sul. São máquinas estranhas quando vistas encravadas entre restingas e palmeirais. No entanto, raramente se vê alguém a sua volta, o que lhes dá uma aparência sinistra.
Mas o que realmente movimenta a vida na ilha são o turismo e a pesca. Justificável. E, como complemento, foi laureada com um clima de muito sol que parece verão quase o ano inteiro, proporcionando, como dizem os versos das bandas locais sobre a ilha, um ambiente próprio para o amor.
Pesca Costeira Embarcada
A pescaria de peixes boiados como se diz, começa muito cedo. Entre 4 e 5 horas da manhã é hora de acordar. Prepara-se a tralha de pesca no dia anterior. De manhã cedo é preciso preparar a comida e gelo
Melhor época: dezembro a fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário